quinta-feira, dezembro 16, 2004

Mais um caso da imigração.. esse foi foda

Sei q dei uma sumida.. mas só quero escrever qdo tiver novidades, e agora as coisas estão bem tranquilas.. Eu enviei todos meus documentos já para tirar o "entry clearance", agora é só esperar.. Qdo eu chegar e se der tudo certinho eu coloco aqui todos os documentos q eu enviei, mas qualquer dúvida é só me escrever... Qualquer dúvida a respeito é só entrar no site do consulado britânico (link ao lado), lá explica tudo..

Bom, mas vamos ao caso da Renata.. tirado do grupo "Londres na boa" q eu faço parte... esse foi fogo.. coitada.. espero q dê tudo certo agora para ela..

"Ola!

Gostaria de passar minha experiência para vcs, já que muitos estão planejando sua viagem.

Durante 7 meses, vinha planejando minha viagem para Londres, colhi todas as informações contidas nos sites oficiais da Embaixada e o Consulado Britânicos no Brasil, em vários sites especializados em viagens, intercambio, etc para Londres.

O que mais me preocupava era a Imigração. Afinal de contas sempre ouvi falar que era uma loteria. Como não queria arriscar, procurei juntar todos os documentos que precisava para não ter problemas lá não hora. Fui à embaixada e liguei para o consulado no Rio. A primeira informação que pedi foi a respeito do visto. Me disseram que não era preciso, pois o curso que eu escolhi era full time e superior a seis meses de duração. Ok! O próximo passo era escolher a escola e o curso. Disseram que era importante ser um curso reconhecido pelo British Council (BC). Fui no escritório pessoalmente aqui em Brasília. Peguei uma lista de várias escolas e ainda pesquisei no site do próprio órgão. Verifiquei preços, a localização da escola, os benefícios que ela oferecia, etc. Escolhi um curso de 7 meses, na "The English Studio", uma escola reconhecida pelo BC, full time, por 6 meses. Ok! O próximo passo, foi recolher os documentos necessários. Fiz uma carta dos meus pais dizendo que eles iriam me manter durante o período que estivesse no Reino Unido, com comprovantes de rendimentos de 6 meses de cada um, com valores altos. Cartão de crédito internacional, de limite superior a R$10.000,00. Entrei em contato com a Central do Intercâmbio daqui de Brasília, fiz a matrícula no curso, paguei o valor integral um mês e meio antes, comprei passagem de ida e volta, renovei meu passaporte, etc. Ok! Comprei acomodação por 4 semanas. Ok! Tudo pronto! Entrei em contato com o Consulado do RJ e confirmei tudo. Fui com todos os documentos, cartão internacional, $1.000,00 libras em travelers cheques, mais o equivalente em reais a mais $1.000,00 libras na minha conta do banco aqui no Brasil.

Embarquei rumo a Londres dia 28 de novembro, com todos os vouchers em mãos. Desembarquei no dia 29, fui entrevistada pela funcionária da imigração e apresentei todos os meus documentos (não precisei de tradutor, pois já estudei inglês por muitos anos aqui). Respondi às perguntas calmamente, expliquei qual era meu interesse (estudar para adquirir a proficiência, visto que quero ser diplomata), se eu queria trabalhar (disse que não), mostrei tudo e ela me perguntou por que eu não tinha o "entry clearance", expliquei que a Embaixada e o Consulado deles aqui me informaram que não era necessário, por causa do curso que eu ia fazer. Ela me disse que a partir de 1º de outubro a nova regra era essa. Eu expliquei novamente quais eram a as informações que me deram aqui, de órgãos oficiais britânicos e ela disse que ia lá dentro verificar meus documentos. Foi lá dentro passou uns 40 minutos e voltou explicando que iam revistar as malas para verificar se eu tinha livros, dicionários, guardados, para que comprovasse a minha intenção. Eu tinha várias gramáticas, dicionários bilíngües, etc. Tudo ok! Voltei e ela me disse que estava me dando um visto de 6 meses, pois era o máximo que ela podia me dar naquele momento (regra deles) e que assim que estivesse para terminar eu deveria ir ao Home Office (me deu um folder informativo) para solicitar a extensão do meu visto. Fiquei tranqüila, afinal, o meu visto deveria ser de estudante, já que o de turista não pode ser renovado por mais de 6 meses. Quando cheguei na casa onde ia ficar, falei com as outras pessoas e todas me disseram para ficar tranqüila, que aquele era mesmo visto de estudante. Ok!

Uma semana depois vi um visto de outras pessoas e vi que não constava o carimbo, com os mesmos dizeres que o meu (No work or resources to public funds). Fiquei preocupada. Fui no Home Office (H.O.), lá em Croydon (Zona 6). Expliquei a situação disse que a oficial me deu o visto errado, que aquele era de turista, etc. A oficial do H.O. me disse que realmente aquele era um visto de turista e perguntou porque eu não tinha o "entry clearance", expliquei novamente sobre as informações da embaixada deles aqui e que eles me disseram que só quem já teve problemas na imigração ou no Reino Unido tinham que pedir esse documento antes de vir. Ela chamou o supervisor dela, que me explicou que estudantes de caráter não universitários (mestrado, pós-graduação, etc) deveriam pegar esse visto no país de residência e que no meu caso, a sugestão era que eu voltasse para o Brasil e para fazer o pedido, visto que eu não podia nem estudar em um curso full time com o visto que eu tinha e que também eu não poderia trocar o visto de turista pelo de estudante pois eu tinha chegado no Reino Unido depois de 30 de setembro de 2004. Verifiquei todas essas informações no site do H.O.. Realmente era verdade, a lei que entrou em vigor em 1º de outubro mudou as regras, eu poderia estudar, só se eu estivesse matriculada em um curso part time (ou semelhante) com duração até 6 meses. Ok! Fui na escola, me informaram que eles poderiam solicitar a troca do meu visto lá na Inglaterra mesmo, pelo correio. Fui novamente no H.O. e eles negaram essa informação. Voltei na escola, eles me disseram que o H.O. dava informações desencontradas e que eles estavam certos de que poderiam fazer a mudando, pois foi um erro da imigração. Fui até o nosso Consulado lá na Regent St, conversei diretamente com o Cônsul Geral do Brasil lá, que além de muito gentil, entrou em contato com uma advogada especializada em Imigração no Reino Unido (Sra. Vitória) que explicou que realmente não tinha como fazer a mudança do visto. O cônsul ainda disse que ele ia fazer uma carta com uma reclamação ao H.O., mas que realmente não tinha autoridade para interferir na posição deles. Fui novamente ao H.O., e eles confirmaram que o visto não poderia ser alterado. Fui na escola e expliquei novamente a situação, e eles disseram que eles conseguiram mudar no caso de outros brasileiros na mesma situação, mas que isso poderia demorar de 2 semanas até 3 meses, mais ou menos. Mas que não era 100% de certeza e que caso o meu visto fosse recusado, que eles devolveriam o valor correspondente ao que faltava do curso. Não quis arriscar! Ficar até 3 meses lá, gastando, sem ter certeza de que conseguiria para mim não valeria a pena. Resolvi voltar para o Brasil e cá estou.

Gente, isso foi o que aconteceu comigo, durante essas semanas que estive em Londres, conheci várias pessoas que tinham o visto de turista, trabalhavam ilegal, sem medo algum. Mas como no meu caso, não queria arriscar por causa da carreira que escolhi. Conheci pessoas que passaram apenas 5 minutos na imigração e não mostraram nenhum documento e receberam o visto de estudante. Conheci pessoas que foram com 290 libras só e metade do curso pago e receberam o visto de estudante. Pessoas com escolas não reconhecidas pelo British Council e também receberam o visto de estudante. Pessoas que passaram 10 horas na imigração foram informadas que estavam sendo deportadas e que dependeria daquela última entrevista (após ter passado por mais 3 anteriormente) para saber se iriam ficar em Londres ou voltar para o Brasil e mesmo assim receberam o visto de estudante.

Ou seja, foi puro azar o meu, pegar aquela oficial, naquele dia e receber o visto de turista. O que mais me irrita é a falta de critério e as informações desencontradas e erradas o tempo todo. Sugiro àqueles que não querem ter surpresas como eu tive e talvez passar por isso também que tirem seu "entry clearance" aqui.

Um abraço a todos,

Renata."

sexta-feira, dezembro 10, 2004

Mais um caso da imigração

Hoje vou colocar mais um caso contado sobre a imigração, tb tirado do grupo citado no post anterior.

"O que eu quis dizer, eh que nao eh regra geral, chegou eh visto de turista agora.Ateh mesmo antes de mudarem as leis, algumas pessoas tambem pegaram visto de turista.Eh a tal loteria da imigracao, mas acredito que isso nao acontece tao facilmente, algum motivo teve.No meu caso a oficial veio me 'tentar' com um visto de estudante.Perguntou se eu gostaria de trabalhar eu disse que nao, que meus pais me sustentariam, ela insistiu dizendo que se eu quisesse trabalhar ela 'poderia' me dar um visto de estudante, explicou a diferenca entre visto de estudante e visto de turista e perguntou de novo se eu gostaria de trabalhar aqui.Nisso eu percebi a 'pegadinha'.COntinuei dizendo que nao iria trabalhar, ai ela disse, entao vou te dar um visto de turista e voce nao vai poder trabalhar.Eu olhei bem na cara dela e falei pra ela me dar o visto que ela quisesse, eu soh queria estudar, nao iria trabalhar e pra mim o visto nao fazia diferenca.Sempre serio como ela foi comigo, sem tremer na base nem nada.Resultado, ela voltou com o visto de estudante.Me explicou os procedimentos pra renovar o visto apos 6 meses e me desejou boa sorte.Sobre grana, grana tambem nao eh tudo.O que conta mesmo ali eh a historia que voce vai contar, isso eu tirei de experiencia propria.E se tiverem um nivel intermediario de ingles, errem propositalmente alguns verbos/frases na entrevista, caso contrario vao receber a pergunta 'voce ja fala ingles porque veio aqui estudar?'Agora obvio, filhodaputa tem em todo lugar do mundo, se pegar um oficial o qual a mulher dele dormiu de calcas jeans, ai nem com ordem do papa vai pegar o visto.Infelizmente eh assim, mas nao se aplica de modo geral.Abracos

Heitor"

É isso pessoal, qualquer coisa me escrevam... Fuiiiii

quinta-feira, dezembro 09, 2004

Na imigração

Ois,

Bom, hj estou aqui postando rapidinho para dizer q a gente sempre fica sabendo de várias histórias de pessoas q são deportadas, ou pessoas que pretendiam entrar como estudante e pegam visto de turista.. são tantas histórias q as vezes até desanima, eu sei como é.. estou mto preocupada tb, por isso resolvi tirar o entry clearance, eu acho q apesar de tudo, mesmo q vc esteja com todos os documentos e etc.. corre o risco de voltar, vai mto da sorte da pessoa tb... Mas tb, nunca sabemos qual o critério exatamente q o pessoal da imigração adota, né?!! Qualquer escorregão, ou coisa q falamos errado já era.. e as vezes nem nós mesmos sabemos oq falamos de errado.. Se pelo menos eles avisassem onde a gente errou né?! rs

Bom gente, eu faço parte de um grupo do yahoo "Londres na boa", para quem quiser acessar e fazer parte é só entrar em www.londresnaboa.co.uk. O pessoal lá sempre conta as novidades, dão dicas, etc.. é mto legal.. Hj uma menina q foi para londres contou oq aconteceu com ela, vou colocar aqui o e-mail q ela mandou...

"Gente, Nao eh balela nao. Eu cheguei com toda a documentacao, com 2000 pounds mais alguns dolares, carta dos pais, sete meses de curso pago, nada consta da policia brasileira, comprovante de rendimento dos meus pais, tres semanas de acomodacao pagas e todos os documentos necessarios. Cheguei o Heathrow. Fiquei duas horas na imigracao. Falo bem ingles, ja. Tive minhas malas todas revistadas. Recebi visto de turista. Passei pela mesma coisa que muitas pessoas passam, tinha mais grana que muitos e a renda dos meus pais eh alta. Mesmo assim recebi visto de TURISTA! Isso mesmo. Mas acredito que isso eh muito de sorte. Tem um cara que mora na minha casa, chegou com 400libras e ganhou o visto de estudante. Nao posso sugerir nada pois eu mesma fiz o "dever de casa", e nao consegui. Mas estou arrasada. Londres eh maravilhosa, mas esse servico da imigracao eh absurdo! Nao tem o minimo de criterio. Pura sorte...Abracos,Renata."

É, pois é.. realmente são tristes as histórias, no caso dela, eu acho q oq pode ter acontecido, é q ela levou mta grana, eles ficam meio desconfiados mesmo.. é mto grana, 2000 libras é 10000 reais.. ninguém anda com 10000 reais no bolso.. Bom, eu não sei oq aconteceu, mas acho q esse é um ponto q devemos tomar cuidado, eu vou levar umas 800 libras só.. e cartões de crédito claro..

Bom, é isso... disse q ia ser rápido e acabei demorando.. hehehe... mas está dada a dica e minha opnião, claro.. Fuiiiii

segunda-feira, dezembro 06, 2004

Aguardando os documentos

Olá povo.. bom, primeiramente queria dizer q eu mudei de blog. Eu tinha feito meu blog no uol, mas decidi mudar para cá, bem melhor.. e passei todos os posts de lá para cá.. por isso q estçao todos com a mesma data.. acabou q esqueci de registrar o dias q postei, mas de hj em diante vou postar só aqui com as datas certinhas... eu estava terminando de arrumar meu blog e agora está ficando do jeito q eu queria.. estou precisando colocar algumas fotos para variar um pouco né... rs.. mas blz..

Bom, no post passado eu falei que não sabia se ia ou não tirar o entry clerance né.. pois é.. eu resolvi e vou fazer.. falei com a Isabel (mulher da agência UKBR) e ela me envia amanhã de manhã os documentos.. da acomodação e da escola para eu poder enviar para o RJ para tirar meu visto.. Até sexta-feira quero colocar toda a documentação no correio... eu estava com medo de não chegar em tempo de eu ir viajar.. mas falei com um cara de uma outra agência e ele disse q um cliente dele ia enviar os documentos dele hj e a viagem dele está marcada para o dia 26 de dezembro.. ou seja, bem antes da minha.. eu fiquei meio preocupada.. mas seja oq Deus quiser, acho q dá tempo sim.. e o máximo q pode acontecer é chegar o dia da viagem e eu não estar com meus documentos em mãos, mas daí eu mudo a data da viagem, tudo bem q vou ter q pagar multa, mas seria a única saída.. mas se Deus quiser vai dar tudo certo e eu naum vou precisar fazer isso...

Bom, é isso... quero ver se até o final dessa semana eu tiro minha carteirinha ISIC, para quem não sabe é uma carteirinha de estudante internacional q dá desconto em cinemas, teatros, etc.. vai ser bom levá-la cmg.. fuiiiiiii

sexta-feira, dezembro 03, 2004

Entry clerance... eis a questão

Oi gente... Eu vou atualizar só qdo tiver novidades e coisas novas para contar...O assunto de hj é sobre o entry clerance (pré-visto), q na verdade não é tão pré-visto assim.. pois mesmo com ele vc corre o risco de ser barrado na imigração.. porém se vc tirar o entry clerance, mesmo sendo barrado vc tem um tempo lá em Londres para recorrer, oq facilita bastante, uma vez q sem tirá-lo, se vc for barrado vc volta no mesmo dia para casa...

Eu até acho q compensa.. mas no meu caso eu fico com um pouco de medo pq o consulado é no RJ então eu teria q enviar todos os documentos via sedex e eles me mandariam de volta da mesma forma.. o problema é o tempo que demora, como eu embarco dia 21 de janeiro, tenho medo de não ficar pronto em tempo... vou tentar falar com eles para saber direito como funciona.. para mais informações entre no site do consulado britânico.

E segue os documentos q devem ser enviados para lá (todos originais ou autenticados):
- Formulário VAF1
- Seu passaporte original
- 2 (duas) fotos 3x4 com fundo branco
- Evidências de seus estudos anteriores de inglês
- O print da reserva mostrando datas de entrada e saída do Reino Unido
- Comprovantes de onde ficará hospedado/a no Reino Unido
- Os 6 (seis) últimos holerites e extratos bancários ou de poupança pessoais, ou da pessoa que pagará pela viagem. Caso seja autônomo, envie comprovantes de seus rendimentos mensais
- A taxa de R$198.00 por solicitação de visto. O cheque deve ser nominal ao Consulado Geral Britânico, mais 15,00 reais para a devolução no correio dos documentos.

Lembrando q esses documentos é para estudante... caso seu caso seja diferente, o formulário é outro, entre no site e procure... O formulário correspondente contém um link que vai direto para o site..Bom, era isso q eu tinha para falar, ainda não decide oq fazer, mas até o final da semana eu decido e aviso vcs.. fui

Novidades

Oi gente...Hoje tenho algumas novidades... Eu tenho conhecido bastante gente que tb vai pra Londres, acho q a galera brasileira acabou resolvendo ir tudo pra lá.. naum é possível.. rs.. eu nunca soube de ninguém que vai pra lá.. mas é só vc resolver ir que aparece e conhece um monte.. rs.. mas é legal.. pois cada pessoa conta uma história diferente, uma experiência diferente, e tudo isso vai me preparando para o tão esperado dia.. fico nervosa só de pensar na imigração, mas pelo oq eu tenho lido depende mto, não tem um critério, é vc estar com toda a documentação e esperar q o cara que te entrevistar esteja de bom humor.. rs..

Entrei hj num blog de um menino, o Charles, mto gente boa, dá várias dicas, estou lendo o blog dele... para quem quiser acessar é só ir em: http://www.longshot.blogger.com.br/. E do blog dele eu fui para a página do Oi londres, uma matéria falando sobre os tipos de vistos que existem, achei mto interessante, pode ser q eu precise disto depois.. vou deixar o link aqui: Vistos.

Hoje comprei minhas duas malas.. a questão da mala depende da cia aérea, no caso, a minha permite duas malas de 32 kilos e uma de mão de até 5 kilos.. comprei duas malas daquelas de rodinhas e uma mochila, pois se qdo eu estiver lá e quiser viajar e tal já vou usá-la.. meu caras as malas, cada uma foi 180 reais, mas são boas, não quero q nenhuma bagagem minha quebre nem nada parecido.. rs..

Eu perguntei para a mulher da agência se poderia ser 1 mala só de 50 kilos por exemplo, mas ela disse q naum, q tem q estar dividido mesmo.. eu tinha pensado em levar só uma, mas depois vou querer comprar coisas lá e vou trazer como?!! sei lá.. achei melhor levar duas.. vou ficar 1 ano mesmo.. rs..

Bom, de novidades é só... estou lendo o blog do charles e está mto divertido. rs. vou continuar. dei uma parada para poder postar e colocar as novidades... fuiiii

Pacote para Londres

Olá para todos.. Resolvi mudar a "cara" do meu blog, ele estava todo personalizado, mas acho melhor assim.. hehehe..Vamos às dicas de hoje:No site da UKBR, tem várias promoções de pacotes para 1 ano ou 6 meses de estadia em Londres.. com escola, acomodação e várias outras coisas. Tem um programa de também de Au Pair, mais informações, no site.Para quem vai para Londres eu aconselho a fechar um pacote com uma agência, é bem melhor, apesar de mais caro, pelo menos vc fica mais tranquilo e eles te dão várias dicas.. mas antes pesquise, preços, políticas, vêem tudo oq eles oferecem para que vc escolha o melhor...

A passagem, procurem pela de estudante, é bem mais barata, porém mais difícil de encontrar, pois é mais procurada e existem poucas vagas... Nunca deixem para planejar a viagem em cima da hora.. é mto ruim e fica mto corrido... Já providencie seu passaporte pois às vezes demora. Para tirar o passaporte vc pode ir na Polícia Federal, é mais barata e fica pronta mais rápido.. ou vc pode ir nos correios, é quase o dobro do preço, e demora de 10 a 30 dias para ficar pronto...

Essa semana vou tirar minha carteirinha ISIC, é uma carteirinha de estudante internacional, vc tem descontos nos cinemas, teatros, etc.. dizem q é mto bom, custa 30 reais e fica pronta na hora.. para quem vai viajar ano q vem, eles já estão fazendo as carteirinhas com validade para março de 2006.Não vou escrever mto, apesar de já ter escrito.. rs.. não quero q meu blog fique chato e q ninguém aguente ler oq escrevo.. não é essa minha intenção.. gostaria de ajudar quem vai pra lá, assim como eu estou indo.. e qdo eu estiver lá quero dar várias informações e registrar vários momentos... Bom, é isso.. até o próximo post.

Segundo post

Boa Tarde a todos..Hoje é meu segundo post.. Fiz algumas mudanças no blog mas ainda não ficaram do jeito que eu queria.. mas com o tempo eu vou alterando.. Queria deixar uma foto minha ao invés dessa bonequinha q fica aí do lado mas não consegui, mas blz.. depois eu mudo.. vou colocar uma foto minha aqui mesmo por enquanto..Vou contar um pouco da minha história e pq decidi ir para Londres:Eu faço 21 anos em dezembro. Me formo esse ano em Sistemas de Informação, atualmente trabalho com Suporte Técnico a POS (terminais de transações eletrônicas de cartão de crédito), fico aqui até o dia 17 de dezembro, vou tirar a semana do Natal para passar com meus pais, já q é perto do meu aniversário.. O ano novo quero passar com minha família tb, no começo de janeiro me mudo de casa e dia 21 é o grande dia da viagem... Eu resolvi ir para Londres pois como todos sabem o inglês é mto importante em qualquer área que pretendemos seguir, ainda mais para a área tecnológica (q é a minha).

O inglês do Brasil é terrível e sei q só vou aprender se conviver com isso.. Escolhi Londres pois foi o lugar que eu mais gostei qdo comecei a pesquisar.. tem brasileiros, o povo de lá já é acostumado com nós.. rs.. O inglês é mais bonito.. eu não gosto dos EUA. Então por diversos motivos escolhi Londres.. rs..Vou para estudar e trabalhar para pelo menos manter meus gastos.. hehe.. Quero conhecer lugares novos.. vivenciar novas coisas.. tenho certeza q vai ser uma experiência e tanta...Com quem vou? Conheci uma menina no site do oi londres (link ao lado), que tb queria ir pra lá encontrar com o namorado.. Combinamos e vamos juntas.. Ela está com alguns problemas para arrumar uma grana, ela quer um empréstimo, mas está difícil. ainda naum sabemos como vai ficar.. mas ela vai sim, se Deus quiser..Já estou com tudo pago.. Fechei um pacote de 1 ano de escola + 1 mes de acomodação + 1 travel card de uma semana + 1 translado do aeroporto até a casa q vamos ficar... Esse pacote eu fechei na UKBR (link ao lado), é uma agência que fica em Londres, tudo isso ficou 830 libras por pessoa.. esse preço foi o mais em conta q encontrei, pois era um pacote para duas pessoas..

Eu recomendo essa agência para quem vai pra lá como estudante e está meio perdido como eu.. rs.. A mulher é mto legal e te dá mta atenção.. se alguém entrar em contato com ela, por favor mencione q eu indiquei.. rs.. eu ganho um descontinho.. hehehe...A passagem aérea eu comprei com a CI (link ao lado), e vou pela cia Swiss, a passagem ficou U$ 1001. Esse preço foi meio caro, dá pra achar mais barato, é q esse dia q eu vou é o primeiro da baixa temporada, entaum ele é bem procurado e o preço acaba subindo um pouco, mas dá para achar mais barato sim.. é só comprar com antecedência.. e não se esqueça de pedir para estudante q é bem mais barato.. mas para isso vc vai precisar de uma carta da escola dizendo que vc está matriculado lá..Bom, já escrevi bastante, amanhã coloco mais dicas e algumas dificuldades que enfrentei.. Espero q esteja ajudando alguém e qualquer dúvida podem comentar q eu entro em contato..

Primeiro post

Olá pessoal! Esse é meu primeiro post. Nunca achei mto legal esse negócio de blog, na verdade sempre tentei criar um, mas nunca tive paciência para continuar, espero que esse eu consiga sempre manter.. rs.. Eu tive a idéia de fazer esse blog principalmente pq em janeiro do ano que vem vou para Londres e quero registrar cada acontecimento antes, durante e após a viagem, espero ajudar algumas pessoas que tb desejam ir pra lá e quero manter contato com os q vão ficar e deixar saudades... Este blog está disponível para quem quiser ver, sem restrições.. Espero que todos gostem e comentem claro, para pedir alguma coisa, elogiar ou criticar.. tudo será bem-vindo...

É isso.. espero que dê tudo certo... Amanhã eu começo a contar as novidades... Fui...