quinta-feira, dezembro 16, 2004

Mais um caso da imigração.. esse foi foda

Sei q dei uma sumida.. mas só quero escrever qdo tiver novidades, e agora as coisas estão bem tranquilas.. Eu enviei todos meus documentos já para tirar o "entry clearance", agora é só esperar.. Qdo eu chegar e se der tudo certinho eu coloco aqui todos os documentos q eu enviei, mas qualquer dúvida é só me escrever... Qualquer dúvida a respeito é só entrar no site do consulado britânico (link ao lado), lá explica tudo..

Bom, mas vamos ao caso da Renata.. tirado do grupo "Londres na boa" q eu faço parte... esse foi fogo.. coitada.. espero q dê tudo certo agora para ela..

"Ola!

Gostaria de passar minha experiência para vcs, já que muitos estão planejando sua viagem.

Durante 7 meses, vinha planejando minha viagem para Londres, colhi todas as informações contidas nos sites oficiais da Embaixada e o Consulado Britânicos no Brasil, em vários sites especializados em viagens, intercambio, etc para Londres.

O que mais me preocupava era a Imigração. Afinal de contas sempre ouvi falar que era uma loteria. Como não queria arriscar, procurei juntar todos os documentos que precisava para não ter problemas lá não hora. Fui à embaixada e liguei para o consulado no Rio. A primeira informação que pedi foi a respeito do visto. Me disseram que não era preciso, pois o curso que eu escolhi era full time e superior a seis meses de duração. Ok! O próximo passo era escolher a escola e o curso. Disseram que era importante ser um curso reconhecido pelo British Council (BC). Fui no escritório pessoalmente aqui em Brasília. Peguei uma lista de várias escolas e ainda pesquisei no site do próprio órgão. Verifiquei preços, a localização da escola, os benefícios que ela oferecia, etc. Escolhi um curso de 7 meses, na "The English Studio", uma escola reconhecida pelo BC, full time, por 6 meses. Ok! O próximo passo, foi recolher os documentos necessários. Fiz uma carta dos meus pais dizendo que eles iriam me manter durante o período que estivesse no Reino Unido, com comprovantes de rendimentos de 6 meses de cada um, com valores altos. Cartão de crédito internacional, de limite superior a R$10.000,00. Entrei em contato com a Central do Intercâmbio daqui de Brasília, fiz a matrícula no curso, paguei o valor integral um mês e meio antes, comprei passagem de ida e volta, renovei meu passaporte, etc. Ok! Comprei acomodação por 4 semanas. Ok! Tudo pronto! Entrei em contato com o Consulado do RJ e confirmei tudo. Fui com todos os documentos, cartão internacional, $1.000,00 libras em travelers cheques, mais o equivalente em reais a mais $1.000,00 libras na minha conta do banco aqui no Brasil.

Embarquei rumo a Londres dia 28 de novembro, com todos os vouchers em mãos. Desembarquei no dia 29, fui entrevistada pela funcionária da imigração e apresentei todos os meus documentos (não precisei de tradutor, pois já estudei inglês por muitos anos aqui). Respondi às perguntas calmamente, expliquei qual era meu interesse (estudar para adquirir a proficiência, visto que quero ser diplomata), se eu queria trabalhar (disse que não), mostrei tudo e ela me perguntou por que eu não tinha o "entry clearance", expliquei que a Embaixada e o Consulado deles aqui me informaram que não era necessário, por causa do curso que eu ia fazer. Ela me disse que a partir de 1º de outubro a nova regra era essa. Eu expliquei novamente quais eram a as informações que me deram aqui, de órgãos oficiais britânicos e ela disse que ia lá dentro verificar meus documentos. Foi lá dentro passou uns 40 minutos e voltou explicando que iam revistar as malas para verificar se eu tinha livros, dicionários, guardados, para que comprovasse a minha intenção. Eu tinha várias gramáticas, dicionários bilíngües, etc. Tudo ok! Voltei e ela me disse que estava me dando um visto de 6 meses, pois era o máximo que ela podia me dar naquele momento (regra deles) e que assim que estivesse para terminar eu deveria ir ao Home Office (me deu um folder informativo) para solicitar a extensão do meu visto. Fiquei tranqüila, afinal, o meu visto deveria ser de estudante, já que o de turista não pode ser renovado por mais de 6 meses. Quando cheguei na casa onde ia ficar, falei com as outras pessoas e todas me disseram para ficar tranqüila, que aquele era mesmo visto de estudante. Ok!

Uma semana depois vi um visto de outras pessoas e vi que não constava o carimbo, com os mesmos dizeres que o meu (No work or resources to public funds). Fiquei preocupada. Fui no Home Office (H.O.), lá em Croydon (Zona 6). Expliquei a situação disse que a oficial me deu o visto errado, que aquele era de turista, etc. A oficial do H.O. me disse que realmente aquele era um visto de turista e perguntou porque eu não tinha o "entry clearance", expliquei novamente sobre as informações da embaixada deles aqui e que eles me disseram que só quem já teve problemas na imigração ou no Reino Unido tinham que pedir esse documento antes de vir. Ela chamou o supervisor dela, que me explicou que estudantes de caráter não universitários (mestrado, pós-graduação, etc) deveriam pegar esse visto no país de residência e que no meu caso, a sugestão era que eu voltasse para o Brasil e para fazer o pedido, visto que eu não podia nem estudar em um curso full time com o visto que eu tinha e que também eu não poderia trocar o visto de turista pelo de estudante pois eu tinha chegado no Reino Unido depois de 30 de setembro de 2004. Verifiquei todas essas informações no site do H.O.. Realmente era verdade, a lei que entrou em vigor em 1º de outubro mudou as regras, eu poderia estudar, só se eu estivesse matriculada em um curso part time (ou semelhante) com duração até 6 meses. Ok! Fui na escola, me informaram que eles poderiam solicitar a troca do meu visto lá na Inglaterra mesmo, pelo correio. Fui novamente no H.O. e eles negaram essa informação. Voltei na escola, eles me disseram que o H.O. dava informações desencontradas e que eles estavam certos de que poderiam fazer a mudando, pois foi um erro da imigração. Fui até o nosso Consulado lá na Regent St, conversei diretamente com o Cônsul Geral do Brasil lá, que além de muito gentil, entrou em contato com uma advogada especializada em Imigração no Reino Unido (Sra. Vitória) que explicou que realmente não tinha como fazer a mudança do visto. O cônsul ainda disse que ele ia fazer uma carta com uma reclamação ao H.O., mas que realmente não tinha autoridade para interferir na posição deles. Fui novamente ao H.O., e eles confirmaram que o visto não poderia ser alterado. Fui na escola e expliquei novamente a situação, e eles disseram que eles conseguiram mudar no caso de outros brasileiros na mesma situação, mas que isso poderia demorar de 2 semanas até 3 meses, mais ou menos. Mas que não era 100% de certeza e que caso o meu visto fosse recusado, que eles devolveriam o valor correspondente ao que faltava do curso. Não quis arriscar! Ficar até 3 meses lá, gastando, sem ter certeza de que conseguiria para mim não valeria a pena. Resolvi voltar para o Brasil e cá estou.

Gente, isso foi o que aconteceu comigo, durante essas semanas que estive em Londres, conheci várias pessoas que tinham o visto de turista, trabalhavam ilegal, sem medo algum. Mas como no meu caso, não queria arriscar por causa da carreira que escolhi. Conheci pessoas que passaram apenas 5 minutos na imigração e não mostraram nenhum documento e receberam o visto de estudante. Conheci pessoas que foram com 290 libras só e metade do curso pago e receberam o visto de estudante. Pessoas com escolas não reconhecidas pelo British Council e também receberam o visto de estudante. Pessoas que passaram 10 horas na imigração foram informadas que estavam sendo deportadas e que dependeria daquela última entrevista (após ter passado por mais 3 anteriormente) para saber se iriam ficar em Londres ou voltar para o Brasil e mesmo assim receberam o visto de estudante.

Ou seja, foi puro azar o meu, pegar aquela oficial, naquele dia e receber o visto de turista. O que mais me irrita é a falta de critério e as informações desencontradas e erradas o tempo todo. Sugiro àqueles que não querem ter surpresas como eu tive e talvez passar por isso também que tirem seu "entry clearance" aqui.

Um abraço a todos,

Renata."

1 Comments:

At 8:41 AM, Blogger Patsunami said...

Poxa eu vi o relato dela. A imigração é muito cruel.

 

Postar um comentário

<< Home